Revista Brasileira de Meio Ambiente

Periódico de Acesso Aberto

CiteScore

0.4

Indexada na
SCOPUS

QUALIS

B3

2017-2021
quadriênio

Idioma

Revista Brasileira de Meio Ambiente

e-ISSN: 2595-4431


Processo de Avaliação pelos Pares

(1)    Submissão do manuscrito

Artigos submetidos deverão respeitar as Diretrizes para autores presentes também no Guia para Autores.

(2)    Procedimentos iniciais de avaliação

Uma vez submetido, o seu manuscrito será atribuído ao Editor. Os manuscritos que estiverem dentro do âmbito e respeitarem as políticas editoriais do periódico (Diretrizes para Autores) serão designados aos Editores de Seção, nos quais esses convidarão  revisores externos para uma avaliação duplo cegas, caso contrário, a pesquisa será Declinada e Arquivada.  A Revista adotará critérios éticos no que se refere ao processo de verificação de plágio.

(3)    Editores de Seção

Uma vez passado pelo procedimento inicial, os manuscritos serão designados para os Editores de Seção. Os Editores de Seção são pesquisadores da temática específica, tendo propriedade e conhecimento para compartilhar a pesquisa para revisores externos que estão dentro do escopo do artigo e dessa forma contribuindo com considerações importantes para o documento submetido. Os Editores de Seção designará dois ou mais revisores externos para análise do documento submetido. A revisão se dará pela política por pares duplos cegas. 

(4)    Revisão por pares duplo cegas (Revisores Externos)

Durante a revisão por pares, os revisores poderão aceder ao manuscrito de forma segura utilizando o nosso sistema online, mantendo ao mesmo tempo o anonimato destes e dos autores (ou autoras) do manuscrito. É denominado esse procedimento de Revisão por Pares Duplo Cegas, uma vez que não há informações sobre os autores durante a revisão documental.

Na fase de submissão, os autores podem indicar um número limitado de cientistas que não devem rever o artigo. Os cientistas excluídos devem ser identificados pelo nome. Os autores podem também sugerir potenciais revisores; estas sugestões são muitas vezes úteis, mas nem sempre são seguidas. Caso não haja a recomendação de potenciais revisores, utilizaremos os revisores presentes no nosso banco de dados e adequaremos sua pesquisa ao pesquisador da área em questão.

As recomendações dos revisores podem ser (Rejeitar – Desenquadrado – Recomendar para outro periódico – Revisões Necessárias – Aceitar).

 (5)    Decisões após a revisão

Após a avaliação do manuscrito e o relatório dos revisores, o Editor de Seção designado tomará uma das seguintes decisões:

Aceito

Onde é solicitada uma revisão menor, em que os autores revejam o seu manuscrito para responder a preocupações específicas

Revisões Necessárias

Onde é solicitada uma revisão importante, em que os autores revejam o seu manuscrito para responder a preocupações significativas e talvez empreender trabalho adicional

O manuscrito revisto deve ser submetido através da ligação de submissão inicial, e não como um novo manuscrito. A revisão deve também ser acompanhada de uma resposta ponto a ponto aos revisores, explicando como o manuscrito foi alterado. O nosso objetivo é que os manuscritos aceitos sejam submetidos a uma nova rodada de revisão antes de serem aceitos para publicação, por isso, por favor assegurem-se de que todas as questões levantadas foram abordadas na primeira recomendação de revisão.

Artigos com essa Decisão Editorial "Revisões Necessárias" não estão aceitos, sendo passível de rejeição caso não acatem ou apliquem algum procedimento que infrinja as diretrizes éticas. 

Rejeitado

O artigo é declinado e as motivações são expostas. Há a possibilidade de submeter o mesmo manuscrito a revista em periódo posterior, para mais informações sobre o tempo de resubmissão clique aqui.

 (6)    Submissão e Aceitação Final

Após o artigo tiver a decisão “Aceito” e quando todas as questões editoriais estiverem resolvidas, o seu trabalho será formalmente aceito para publicação. A data de recepção indicada no artigo será a data em que o artigo original foi aprovado nas nossas verificações de controle de qualidade padrão, que se baseiam nos critérios de submissão da revista. A data de aceitação declarada no artigo será a data em que o Membro do Conselho Editorial enviou o e-mail apontando a aceitação.

Após a aceitação, são enviadas aos autores provas do seu manuscrito, mas só serão permitidas alterações ao título, à lista de autores ou a erros científicos. Todas as correções devem ser serão verificadas pelos diagramadores. Outras questões sobre tamanho de Figuras, Tabelas e Equações também poderão ser refeitos a fim de melhorar a visualização do manuscrito.

(7)    Apelações

Os autores podem pedir ao Conselho Editorial que reconsidere uma decisão de rejeição. Estes são considerados recursos, os quais, por política, devem ocupar o segundo plano em relação à carga de esforço no periódico. Na prática, isto significa que as decisões sobre os recursos podem demoram enquanto sua resposta. As decisões finais sobre os recursos serão tomadas pelo Membro do Conselho Editorial que trata do artigo.

 

Sobre a recusa de artigos

SOBRE RECUSA DE ARTIGOS (TEMPO DE RESUBMISSÃO): 

 

A) Como diz as Diretrizes básicas para autores (https://bit.ly/2HtG0CD) Ressaltamos que arquivos fora do modelo da revista (Sem cabeçalho da revista, muitas normas inadequadas, etc), não serão avaliados. Nesse caso ele se enquadrará ao ponto "B" e só poderá ser submetidos novamente após o intervalo de 4 meses.

B) OS ARTIGOS RECUSADOS PELA REVISTA PELA AUSÊNCIA DE DOCUMENTOS PODEM SER SUBMETIDOS APÓS O INTERVALO DE 3 MESES

C) OS ARTIGOS RECUSADOS PELA REVISTA POR SOLICITAÇÃO DOS AVALIADORES PODEM SER SUBMETIDOS NOVAMENTE APÓS O INTERVALO DE 5 MESES. 

D) OS ARTIGOS RECUSADOS PELA REVISTA POR SOLICITAÇÃO DOS AVALIADORES QUE FORAM RECOMENDADOS PARA UM PERIÓDICO PARCEIRO PODEM SER SUBMETIDOS NOVAMENTE APÓS O INTERVALO DE 3 MESES (CORRIGIDO). 

E) OS ARTIGOS COM DECISÃO EDITORIAL APLICADA, CASO NÃO SEJA SUBMETIDO UMA NOVA VERSÃO SOLICITADA OU NÃO TENHA JUSTIFICADO A AUSÊNCIA DO AUTOR CORRESPONDENTE, SERÃO RECUSADOS NO INTERVALO DE 1 MÊS (PODENDO SER SUBMETIDO NOVAMENTE APÓS 6 MESES - QUANDO SUBMETER NOVAMENTE COLOQUE O NÚMERO DA SUBMISSÃO ANTERIOR NOS COMENTÁRIOS DO AUTOR)

F) ARTIGOS ENQUADRADOS EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS E RECUSADOS NÃO TERÃO MAIS OPORTUNIDADE DE SEREM SUBMETIDOS NA RVBMA.

 

Clique aqui para voltar a página inicial ||| Clique aqui e volte para o Guia para o Autor