Revista Brasileira de Meio Ambiente

Periódico de Acesso Aberto

CiteScore

0.4

Indexada na
SCOPUS

QUALIS

B3

2017-2021
quadriênio

Idioma

Revista Brasileira de Meio Ambiente

e-ISSN: 2595-4431


Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Declaração de Acesso Aberto - Open Access

O Acesso Aberto (Open Access) é um amplo movimento acadêmico internacional que busca acesso on-line gratuito e aberto a informações acadêmicas, como publicações e dados. Quando qualquer um pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e pesquisar informações, ou usá-las na educação ou de outra forma dentro dos acordos legais, a publicação é chamada de 'acesso aberto', já que não existem ou barreiras técnicas.

O acesso aberto é também o termo para um novo modelo de negócios para publicação acadêmica que disponibiliza informações de pesquisa para os leitores sem nenhum custo. Contrasta com o modelo de assinatura, no qual os leitores têm acesso a informações acadêmicas, geralmente por meio de uma biblioteca, pagando uma assinatura.

Esse movimento tem uma série de vantagens: O aumento da visibilidade e o uso de resultados de pesquisas acadêmicas; mais pessoas podem ler os resultados da pesquisa acadêmica, incluindo aqueles que, de outra forma, não conseguiriam acessar essas informações porque não podem pagar a assinatura de um periódico caro, por exemplo. Novas ideias podem ser dispersadas mais rápida e amplamente, o que por sua vez desencadeia novos estudos de pesquisa; serve como um ímpeto para o conhecimento. As empresas também têm amplo acesso às ideias científicas mais recentes, sobre as quais elas podem se basear. Uma vez que o acesso aberto também implica uma reutilização mais ampla, o conhecimento recente pode ser usado imediatamente no ensino.

Há também críticas: Em ciência e medicina, especialmente, os pesquisadores são classificados por sua capacidade de publicar em periódicos com alto fator de impacto. No entanto, leva algum tempo até que novos periódicos, tanto tradicionais quanto abertos, possam adquirir um fator de impacto. Só então eles são de interesse para os pesquisadores. O número de periódicos de acesso totalmente aberto e de alta qualidade varia enormemente entre as diferentes disciplinas. Algumas disciplinas têm muito poucas ou não são suficientes. Os pesquisadores podem receber spam de revistas de acesso aberto de qualidade muitas vezes duvidosa, que por trás dessa oferta solicita uma quantia suficiente de capital.

Os princípios do acesso aberto estão estabelecidos na Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto ao Conhecimento em Ciências e Humanidades (2003). Esta declaração foi assinada por muitas organizações internacionais para pesquisa acadêmica, incluindo todas as universidades holandesas e organizações de pesquisa.

O Open Science contém acesso aberto a publicações acadêmicas, dados de pesquisa, ferramentas de aprendizado, software, etc. No caso de dados de pesquisa, falamos sobre dados abertos. Dados abertos oferecem muitos benefícios para a bolsa de estudos. Aumenta a visibilidade dos resultados de pesquisa, é citável graças aos identificadores de objeto digital (DOIs) e incentiva a reutilização de seus dados para novas perguntas de pesquisa e para fins de verificação.

Vale ressaltar novamente que a os princípios do acesso aberto estão estabelecidos na Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto ao Conhecimento em Ciências e Humanidades (2003). O documento pode ser visto através do link: https://openaccess.mpg.de/Berlin-Declaration. A versão em português pode ser vista no link: https://openaccess.mpg.de/67693/BerlinDeclaration_pt.pdf

A Revista Brasileira de Meio Ambiente está alinhada com os princípios da Declaração de Acesso Aberto.

 

Clique aqui para voltar a página inicial ||| Clique aqui e volte para o Guia para o Autor