Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Meio Ambiente?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Existem DUAS (2) modalidades para submissão e publicação na Revista Brasileira de Meio Ambiente: 

PRIMEIRA MODALIDADE - COTIDIANO E MEIO AMBIENTE

CONDIÇÕES GERAIS: É o espaço para publicação de trabalhos de cunho atual; a curta publicação é intencional e remete a leitura fácil, rápida e universal. Todos os artigos, relatos de experiências, notas científicas, revisões bibliográficas ou documentais que estiverem ENTRE 4 A 8 PÁGINAS serão enquadradas nesta modalidade INDEPENDENTE DO ASSUNTO (Eixos norteadores)

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO: O(s) Pesquisador(es) que desejarem publicar seu manuscrito nesta modalidade, no ato da submissão deve escolher a aba (Cotidiano e Meio Ambiente) e submeter os documentos abaixo: 

a) Carta de Concordânca (Documentos suplementares, em PDF)

b) Carta de Apresentação do manuscrito (Documentos Suplementares, em PDF)

c) Manuscrito completo (Procedimento normal de submissão, em WORD)

 

SEGUNDA MODALIDADE - ARTIGOS COMPLETOS

CONDIÇÕES GERAIS: Todos os artigos, relatos de experiências, notas científicas, revisões bibliográficas ou documentais que estiverem com IGUAL OU MAIOR QUE 10 PÁGINAS serão enquadradas nesta modalidade E DEVERÃO SER SUBMETIDOS PELO EIXO NORTEADOR MAIS ADEQUADO PARA A PESQUISA. Os eixos norteadores e seus respectivos sub grupos estão expostos abaixo:

(Eixo 1) Meio Ambiente e Ciências Sociais

1) Agroecologia e Agricultura familiar;
2) Comunidades Tradicionais e Etnociência;
3) Cultura e Meio Ambiente;
4) Educação e Epistemologia ambiental;
5) Movimentos Sociais e relação Sociedade/Natureza; 
6) Turismo, sustentabilidade e áreas protegidas;

(Eixo 2) Tecnologias e Estudos Ambientais

7) Ecologia, Biodiversidade e Paisagem;
8) Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Modelagem aplicadas ao meio Ambiente;
9) Novas tecnologias/tecnologias alternativas e saneamento ambiental; 
10) Poluição, Mudanças Climáticas, Recursos hídricos e vulnerabilidade;

(Eixo 3) Planejamento e Meio Ambiente

11) Conservação e preservação de patrimônio ambiental;
12) Governança Ambiental, Gestão, Indicadores, Direito e Políticas ambientais; 
13) Saúde e Meio Ambiente; 
14) Economia Ambiental e seus processos; 
15) Planejamento, desenvolvimento urbano e problemática das cidades.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO: O(s) Pesquisador(es) que desejarem publicar seu manuscrito nesta modalidade, no ato da submissão deve escolher a aba que mais se enquadra em seu trabalho (Meio Ambiente e Ciências Sociais / Tecnologia e Estudos Ambientais / Planejamento e Meio Ambiente) e submeter os documentos abaixo: 

a) Carta de Concordânca (Documentos suplementares, em PDF)

b) Manuscrito completo (Procedimento normal de submissão, em WORD)

 

SOBRE OS MODELOS PARA SUBMISSÃO NA REVISTA (Downloads):

Todos os modelos estão expostos abaixo em seus respectivos tópicos. Todas as diretrizes da revista acerca da formatação, figuras, tabelas, citações, referências e outros pormenores estão incluídas dentro do modelo; caso haja ainda alguma dúvida sobre a formatação do artigo para a revista, utilize como base alguma edição anterior ou a ABNT vigente no território nacional. Se ainda persistir dúvidas, entre em contato com a revista.

- MODELO GERAL DA REVISTA - [ Clique aqui para baixar o modelo geral  ]

Os autores deverão seguir o modelo proposto na revista para adequar seu trabalho nas normas da mesma. O modelo está exposto no link a seguir: LINK PARA O MODELO DE SUBMISSÃO. No ato da submissão, o texto deverá ser enviado no formato WORD. Ressaltamos que arquivos fora do modelo da revista (Sem cabeçalho da revista, muitas normas inadequadas, etc), não serão avaliados.

 

- CARTA DE CONCORDÂNCIA - [ Clique aqui para baixar a Carta de Concordância ]

Os autores deverão baixar e preencher a Carta de Concordância. Nela os pesquisadores se comprometem que todos os que estão na publicação trabalharam de forma justa na mesma, a fim de terem o direito de estarem no manuscrito. Após as assinaturas dos pesquisadores, o documento deve ser submetido para a revista no formato PDF via documentos suplementares. Caso algum pesquisador não consida preencher, o primeiro autor se responsabilizará pelo ausentes.

 

- CARTA DE APRESENTAÇÃO - [Clique aqui para baixar o modelo da Carta de Apresentação ]

Apenas os autores da modalidade Cotidiano e Meio Ambiente deverão baixar esse documento. Nele o(s) autor(es) irá explanar a importância da sua pesquisa nos dias atuais e sua relação com o cotidiano. Após as devidas jusficativas, o pesquisador deverá transformar o arquivo em PDF e o submeter via documentos suplementares.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. As URLs para as referências foram informadas quando possível.
  3. A carta de concordância está devidamente preenchida, convertida em PDF e será submetida em documentos suplementares.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. O autor leu as diretrizes de políticas da revista sobre a declaração de ética e procedimentos excepcionais.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. Todos os autores trabalharam na pesquisa e todos estão de acordo em submeter o trabalho na revista. Ao submeter o trabalho na Revista Brasileira de Meio Ambiente, o autor principal ou o correspondente se responsabilizará por eventuais processos advindo de plágios acadêmicos e outros eventos casuais.
 

Declaração de Direito Autoral

Material protegido por direitos autorais e plágio. No caso de material com direitos autorais ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não Revista ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar. Se existir alguma suspeita sobre a originalidade do material, a Comissão Editorial pode verificar o manuscrito por plágio. Nos casos em que o plágio for confirmado, o manuscrito será devolvido sem revisão adicional e sem a possibilidade de re-submissão. Auto-plágio (ou seja, o uso de frases idênticas de documentos publicados anteriormente pelo mesmo autor) também não é aceitável.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Publicação de artigo: 0,00 (BRL)
Os autores não são obrigados a pagar uma taxa de submissão de artigos, tampouco quando o manustrito for aceito.

Doação para a Revista: 0,00 (BRL)

Doações de qualquer valor são muito bem-vindas, e oferecem meios aos editores de manter a qualidade da revista no mais alto nível para seus leitores e usuários. Caso queira doar, clique no link do Pag Seguro abaixo:

Caso não possa arcar com as taxas descritas, notifique a equipe editorial por meio do campo Comentários, pois não é de interesse da revista que quaisquer taxas impeçam a publicação de trabalhos de alta relevância para o público.