Periódico de Acesso Aberto
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Meio Ambiente e Ciências Sociais | v. 13 n. 1 (2025)
Sr. Julien César Mélega Sra.Jocilene Dantas Barros Sr. Gustavo Felipe Balué Arcoverde Sra.Raquel Henrique
Informações do autor
Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de Taubaté e Meste em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté.
Informações do autor
Bacharel e mestre em Geografia pela UFRN. Doutoranda pelo INPE.
Informações do autor
Bacharelado e licenciatura em Geografia pela UnB, mestrado e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE.
Informações do autor
Pesquisadora Colaboradora da UFABC, Bacharel em Geografia FCT UNESP e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional UNIVAP.
Publicado em março 08, 2025
O trabalho analisa a percepção da paisagem na bacia do Paraíba do Sul (trecho paulista), comparando dados de mapas de uso e cobertura com dados da pesquisa de percepção ambiental realizada na bacia. A análise na paisagem da região é importante para ajudar a identificar as atividades humanas ocorridas e como estas transformaram o território. Além da pesquisa de percepção socioambiental, realizada em 2019, foram utilizados dados de uso e cobertura da terra do projeto MapBiomas (1985 e 2019) e outros estudos envolvendo a bacia, verificando as principais mudanças ocorridas na paisagem nesses 34 anos e se isso foi percebido pelos entrevistados. Os resultados mostram que algumas mudanças na paisagem da região que foram percebidas pelos entrevistados também foram observadas nos mapas de uso e cobertura e foram corroboradas por pesquisas em todo o Vale do Paraíba. É o caso do aumento da monocultura do Eucalipto observada por eles como reflorestamento, aumento da área urbanizada e de queimadas que podem ter relação com a pecuária e contribuem para a poluição do ar. Uma parcela significativa dos entrevistados apresentou sugestões para melhoria da situação ambiental da sua região, sendo que das respostas obtidas a Educação Ambiental foi a solução mais mencionada pelos participantes. Espera-se que este estudo incentive políticas públicas mais incisivas em educação ambiental para a população da bacia, levando-os a se mobilizar e reconhecer a importância de se preservar a natureza para o futuro da humanidade.