Periódico de Acesso Aberto
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Planejamento e Meio Ambiente | v. 11 n. 1 (2023)
Denise Conceição Gois Santos Michelan Íkaro Damião Hora Sousa Jeisse da Silva dos Santos Laíssy Messias dos Santos Mayara Mendes Gonçalves de Oliveira Taiane Aparecida Santos Torres
Informações do autor
Docente e pesquisadora em Tratamento de água para consumo humano pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - PROEC, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Engenharia AMbeintal pela Universidade Federal de Sergipe (UFSC), Mestre em Hidráulica e Saneamento, pela Universidade de São Paulo, em São Carlos.
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Publicado em março 08, 2023
Entre as tecnologias de tratamento de água, a filtração em margem vem ganhando espaço em vários países ao redor do mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento, que têm iniciado pesquisas e operações desse sistema como alternativa ao tratamento de água convencional. Nesse sentido, o presente estudo propõe realizar o mapeamento sistemático na literatura, para analisar a produção e o conteúdo de artigos científicos acerca da utilização da filtração em margem como técnica de tratamento de água para o consumo humano. A busca das referências bibliográficas foi realizada na base de dados eletrônica denominada SCOPUS (Elsevier), utilizando as palavras-chaves: “riverbank filtration”, “bank filtration” e “margin filtration”. Diante dos resultados, pôde-se observar que as palavras-chaves mais utilizadas nos estudos selecionados foram “Filtração em margem de rio”, “Qualidade da água”, “Água potável” e “Micropoluentes orgânicos”. Com relação ao número de publicações por ano, observou-se que os estudos são relativamente recentes, com registro de crescimento significativo de produções científicas entre os anos 2018 e 2019. A Alemanha se mostrou o país com maior número de publicações acerca da temática, totalizando 24% dos artigos. Sobre o número de publicações por revista, o periódico Water apresentou o maior quantitativo de artigos científicos sobre o tema, totalizando 24 publicações e perfazendo 35% do total de publicações. Dentre os parâmetros de qualidade analisados, os recorrentes foram: turbidez (16%), condutividade elétrica (16%), presença de bactéria (15%) e temperatura (15%). O mapeamento evidenciou que essa técnica se apresenta como alternativa atual para melhoria da qualidade da água para consumo.