Open Access Journal
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Planejamento e Meio Ambiente | Vol. 11 Issue 1 (2023)
Denise Conceição Gois Santos Michelan Íkaro Damião Hora Sousa Jeisse da Silva dos Santos Laíssy Messias dos Santos Mayara Mendes Gonçalves de Oliveira Taiane Aparecida Santos Torres
Author information
Docente e pesquisadora em Tratamento de água para consumo humano pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - PROEC, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Engenharia AMbeintal pela Universidade Federal de Sergipe (UFSC), Mestre em Hidráulica e Saneamento, pela Universidade de São Paulo, em São Carlos.
Author information
Author information
Author information
Author information
Author information
Published in March 08, 2023
Entre as tecnologias de tratamento de água, a filtração em margem vem ganhando espaço em vários países ao redor do mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento, que têm iniciado pesquisas e operações desse sistema como alternativa ao tratamento de água convencional. Nesse sentido, o presente estudo propõe realizar o mapeamento sistemático na literatura, para analisar a produção e o conteúdo de artigos científicos acerca da utilização da filtração em margem como técnica de tratamento de água para o consumo humano. A busca das referências bibliográficas foi realizada na base de dados eletrônica denominada SCOPUS (Elsevier), utilizando as palavras-chaves: “riverbank filtration”, “bank filtration” e “margin filtration”. Diante dos resultados, pôde-se observar que as palavras-chaves mais utilizadas nos estudos selecionados foram “Filtração em margem de rio”, “Qualidade da água”, “Água potável” e “Micropoluentes orgânicos”. Com relação ao número de publicações por ano, observou-se que os estudos são relativamente recentes, com registro de crescimento significativo de produções científicas entre os anos 2018 e 2019. A Alemanha se mostrou o país com maior número de publicações acerca da temática, totalizando 24% dos artigos. Sobre o número de publicações por revista, o periódico Water apresentou o maior quantitativo de artigos científicos sobre o tema, totalizando 24 publicações e perfazendo 35% do total de publicações. Dentre os parâmetros de qualidade analisados, os recorrentes foram: turbidez (16%), condutividade elétrica (16%), presença de bactéria (15%) e temperatura (15%). O mapeamento evidenciou que essa técnica se apresenta como alternativa atual para melhoria da qualidade da água para consumo.