julho 19, 2023
Considerações sobre o uso de IA nos textos
As orientações abaixo referem-se apenas ao processo de redação, e não ao uso de ferramentas de IA para analisar e obter insights de dados como parte do processo de pesquisa.
Os autores não poderão usar a inteligência artificial generativa (IA) e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita; os autores devem usar essas tecnologias apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem.
A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humanos, e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, pois a IA pode gerar uma saída que soa autoritária que pode estar incorreta, incompleta ou tendenciosa. IA e tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autor ou coautor, nem ser citadas como autor.
A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por humanos.
Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de redação seguindo as instruções abaixo. Como dito anteriormente, a IA só é indicada para uso de insights e revisão textual - nunca para geração de textos proriamente ditos pela mesma -.
Instruções de divulgação
Os autores ao submeter a carta suplementar, divulgará o uso e não uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação.
Esta declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas para verificação de gramática, ortografia, referências, etc. Mesmo não havendo nada a divulgar, a carta suplementar e sua submissão junto ao artigo indicará que o autor ou autora não utilizou da IA.