Open Access Journal
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Planejamento e Meio Ambiente | Vol. 7 Núm. 1 (2019)
Mariano Vieira dos Santos Miqueias Lima Duarte Tatiana Acácio da Silva Keith Soares Valente Hilma Margalhães de Oliveira
Author information
Author information
Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp. Pesquisador do grupo Agricultura e Ambiente - UFAM, Campus Vale do Rio Madeira. Membro do grupo de pesquisa LABCART - UNIR. Atuou como professor temporário pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
Author information
Author information
Author information
Published in septiembre 06, 2019
A água é um recurso natural indispensável para vida e ao desenvolvimento humano, a garantia desse recurso em quantidade e qualidade adequada deve ser um objetivo comum das autoridades, uma vez que sua contaminação constitui um grande risco a saúde pública, além de provocar diversos problemas ambientais. Esse trabalho avaliou as condições de potabilidade da água fornecida em duas escolas da rede pública estadual do município de Humaitá, localizado sul do estado do Amazonas. A amostragem de água foi realizada na escola estadual Duque de Caxias e Álvaro Maia, sendo avaliado parâmetros físico-químicos e biológicos, e comparados com os valores de referência estabelecidos pela legislação. Os resultados obtidos indicam as precárias condições do sistema de abastecimento público municipal, e em consequência, observou-se que a água distribuída para consumo humano se encontra em desconformidade em relação aos valores estabelecidos na legislação, podendo causar problemas de saúde para os alunos que a consomem. Nesse caso, é indicado que seja realizado a desinfecção da água estes do consumo afim de assegurar a qualidade e atender os padrões de potabilidade.
https://doi.org/10.5281/zenodo.3401657