Open Access Journal
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Planejamento e Meio Ambiente | Vol. 5 (2019)
Ruana Regina Negrão de Souza Lorena Saraiva Viana Antônio Pereira Júnior
Author information
Author information
Author information
Biólogo; especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas; especialista em Gestão Hídrica e Ambiental; Mestre em Ciências Ambientais
Departamento de Engenharia Ambiental
Área: meio ambiente, microbiologia ambiental; ecossitgemas aquáticcos; biologia ambiental. Avaliação de Impacto Ambiental.
Published in abril 30, 2019
Esta pesquisa teve como objetivo, identificar e avaliar quantiqualitativamente os impactos ambientais provocados na qualidade da água, solo, ar e meio biótico, a partir das atividades agrícolas inerentes à Dendeicultura e Agricultura Familiar, em duas propriedades rurais, verificar a percepção ambiental da comunidade no entorno dessas propriedades no município de Acará-PA e propor medidas mitigadoras para os impactos de maior significância. O método utilizado foi hipotético – dedutivo, com abrangência quantiqualitativa, natureza aplicada e procedimento exploratório. Foram aplicados 52 formulários para verificar a percepção ambiental dos moradores próximos as propriedades. Realizou-se duas coletas de água e uma de solo, para avaliação da qualidade ambiental. Houve a valoração dos impactos ambientais na Matriz de Leopold, para o cálculo da significância. Os dados obtidos e analisados indicaram a qualidade da água inadequada para o consumo humano e os solos apresentaram concentrações de macronutrientes baixas. A percepção da comunidade ao meio ambiente, os indivíduos amostrados desconhecem sobre tais condições. O impacto de maior significância foi a contaminação do corpo hídrico. Com isso, os impactos provocaram desequilíbrio ambiental em ambas as propriedades, logo, há necessidade de medidas ambientais como a construção de um tanque de concreto para lavagem e imersão da mandioca (Manihot esculenta Crantz).