Open Access Journal
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Tecnologias e Estudos Ambientais | Vol. 11 Núm. 2 (2023)
Luiz Gustavo dos Reis de Freitas Herald Souza dos Reis Samara Brito Salgado Magalhães Carlos Alberto Machado da Rocha Fabio Pacheco Estumano da Silva
Author information
Author information
Author information
Author information
Author information
Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é coordenador do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, vinculado à rede FORTEC e à Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFPA Campus Belém.
Published in mayo 06, 2023
O canal Água Cristal atravessa a zona urbana do bairro da Marambaia em Belém-PA, possuindo um trecho que se estende até próximo a feira do Entroncamento, onde é possível constatar o despejo irregular de lixo que pode ocasionar efeitos ecotóxicos. Desta forma, o presente trabalho utilizou o bioensaio com sementes de Allium cepa para avaliar o potencial ecotóxico na água do canal a partir dos parâmetros de citotoxicidade e genotoxicidade. Amostras de água foram coletadas nas proximidades da feira do Entroncamento. As sementes foram regadas com água do canal nas concentrações de 100%, 75%, 50% e 25% no grupo tratamento (GT), com água destilada no controle negativo (CN) e com Dimetilsulfóxido (DMSO) nas concentrações de 1000 µg∙mL-1, 500 µg∙mL-1 e 125 µg∙mL-1 no controle positivo (CP). Acerca da citotoxicidade, GT e CP diferiram estatisticamente no índice germinativo (IG) quando comparados ao CN (p<0,05). Observamos um decréscimo no índice mitótico (IM) estatisticamente significante nas maiores concentrações no CP e no GT. Da mesma forma, a contagem das alterações cromossômicas (AC) evidenciou mais alterações nos grupos tratados com as soluções mais concentradas, tanto no CP quanto no GT. Quanto a presença de micronúcleos, os maiores índices foram observados nos GT mais concentrados. Concluiu-se que a ação de poluentes na água do trecho próximo a feira do Entroncamento evidencia efeitos ecotóxicos frente ao sistema teste de Allium cepa, possivelmente em decorrência do despejo irregular de lixo, associado a grande atividade humana na área.