julio 19, 2023
Sobre o uso de IA e as decisões editoriais
Esta política foi desencadeada pelo surgimento de IA generativa e tecnologias assistidas por IA* e visa fornecer maior transparência e orientação a autores, editores e revisores. A Reativar Ambiental auxiliará e monitorará de perto os desenvolvimentos em andamento nesta área e ajustará ou refinará a política conforme apropriado. A orientação a seguir é especificamente para editores.
Um manuscrito submetido deve ser tratado como um documento confidencial. Os editores não devem carregar um manuscrito enviado ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa, pois isso pode violar a confidencialidade e os direitos de propriedade dos autores e, onde o artigo contém informações de identificação pessoal, pode violar os direitos de privacidade de dados.
Este requisito de confidencialidade se estende a todas as comunicações sobre o manuscrito, incluindo qualquer notificação ou cartas de decisão, pois podem conter informações confidenciais sobre o manuscrito e/ou os autores. Por esse motivo, os editores não devem enviar suas cartas para uma ferramenta de IA, mesmo que seja apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade.
A revisão por pares está no centro do ecossistema científico e a Revista Brasileira de Meio Ambiente segue os mais altos padrões de integridade neste processo. Gerir a avaliação editorial de um manuscrito científico implica responsabilidades que só podem ser atribuídas a humanos. IA generativa ou tecnologias assistidas por IA não devem ser usadas por editores para auxiliar na avaliação ou no processo de tomada de decisão de um manuscrito, pois o pensamento crítico e a avaliação original necessários para este trabalho estão fora do escopo desta tecnologia e há um risco que a tecnologia gerará conclusões incorretas, incompletas ou tendenciosas sobre o manuscrito. O editor é responsável e responsável pelo processo editorial, a decisão final e sua comunicação aos autores.
A política de autor de IA da RVBMA declara que os autores têm permissão para usar IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação antes do envio, mas apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade de seu artigo e com a divulgação apropriada, conforme nossas instruções no Guia para Autores. Os editores podem encontrar tal divulgação no final do artigo em uma seção separada antes da lista de referências. Se um editor suspeitar que um autor ou revisor violou nossas políticas de IA, ele deve informar o editor.
A Violação acontece quando o autor usa a IA para escrever sentenças para o mesmo, dando a entender que o que foi escrito foi criado por um humano e não por uma máquina.
*IA generativa é um tipo de tecnologia de inteligência artificial que pode produzir vários tipos de conteúdo, incluindo texto, imagens, áudio e dados sintéticos. Os exemplos incluem ChatGPT, NovelAI, Jasper AI, Rytr AI, DALL-E, etc.
Clique aqui para voltar as Diretrizes Éticas da Revista Brasileira de Meio Ambiente