CiteScore

0.4

Indexada na
SCOPUS

QUALIS

B3

2017-2021
quadriênio

Language

Brazilian Journal of Enviromnent

e-ISSN: 2595-4431


Sobre os procedimentos com Humanos e Animais (Comitê de Ética)

A Revista Brasileira de Meio Ambiente é muito atenta com os procedimentos que incluem animais e humanos em pesquisa. Por esse motivo, na Carta/Documento Suplementar é solicitado e questionado se houve alguma manipulação em pesquisa com humanos ou animais. 

Se o trabalho envolver produtos químicos, procedimentos ou equipamentos que apresentem riscos incomuns inerentes ao seu uso, o autor deverá identificá-los claramente no manuscrito. A seção recomendada para esse aviso é a da Metodologia (Material e Métodos).

Se o trabalho envolver o uso de animais ou seres humanos, o autor deve garantir que o manuscrito contenha uma declaração de que todos os procedimentos foram executados em conformidade com as leis e diretrizes institucionais relevantes e que os comitês institucionais apropriados os aprovaram.

A Carta Suplementar mantém em seu corpo uma afirmativa que os autores declaram no manuscrito e fora dele de que o consentimento informado foi obtido para experimentação com seres humanos. Os direitos de privacidade dos sujeitos humanos devem ser sempre observados. As codificações do Comitê de Ética também são recomendadas a sua exposição na Metodologia (Material e Métodos).

Para seres humanos e animais, o autor deve garantir que o trabalho descrito foi realizado de acordo com o Código de Ética do Brasil, fornecido pela Plataforma Brasil - Conselho Nacional de Saúde ou os Conselhos criados pelas Universidades e Institutos, que respeitam as diretrizes éticas Brasileiras e Internacionais em pesquisas com humanos.

Consentimentos, permissões e liberações apropriados devem ser obtidos quando um autor deseja incluir detalhes do caso ou outras informações pessoais ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos em uma publicação. Mesmo com consentimentos, acreditamos que é totalmente relevante a presença da permissão do Comitê de Ética em Pesquisa afirmando a pesquisa, esse respaldo aponta boas práticas a comunidade científica.

É fortemente recomendável, mesmo havendo a presença dos códigos de aceitação do Comitê de Ética das Instâncias Nacionais ou de Universidades ou Institutos Federais e Privados, a explanação via Material e Métocos (Metodologia) explicações sobre o consentimento, anonimato do participante, aspectos que assegurem os entrevistados, critérios de inclusão e exclusão e outras responsabilidades que apareçam em situações específicas. Um subtópico dentro da Metodologia poderá ser apresentado caso seja necessário para produzir informações pertinentes e transparentes sobre os processos Humanos e Animais na pesquisa.

Além das numerações da afirmação da pesquisa na Plataforma Braisil, os consentimentos por escrito (TCLE, por exemplo) devem ser retidos pelo autor e cópias dos consentimentos ou evidências de que tais consentimentos foram obtidos devem ser fornecidas à Revista Brasileira de Meio Ambiente mediante solicitação.

 

Clique aqui para voltar a página inicial ||| Clique aqui e volte para o Guia para o Autor