Resumo
Este estudo objetivou a identificação, elaboração e aplicação de uma matriz de indicadores com vistas ao diagnóstico ambiental de comunidades inseridas em Área de Proteção Ambiental, para avaliação de impactos socioambientais que permitam mensurar a eficácia e a efetividade dos programas de desenvolvimento urbano e do saneamento ambiental. A metodologia envolveu inicialmente a escolha e caracterização de áreas inseridas na região do Tarumã, em Manaus/AM, e paralelamente foram selecionados indicadores ambientais relacionados à realidade da área de estudo. Posteriormente, utilizou-se do modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR) para avaliação do potencial e limitações de cada indicador com base na matriz construída. Nos resultados buscou-se o levantamento de dados a partir de fontes oficiais e conjecturais e visitas de campo para mensuração dos indicadores, bem como suas interferências socioambientais ao longo dos anos. A matriz contemplou trinta e seis indicadores ambientais, dentre os quais foram selecionados vinte e seis a partir da definição de conceitos, de unidades de medição e classificação adotadas para a mensuração frente aos recortes de disponibilidade de dados, geração, composição e interpretação de ciclos aplicados e parcialmente aplicados. Com os resultados obtidos atestou-se que a área passou por várias modificações no que tange a habitação e infraestrutura, onde o crescimento no número de domicílios e a incorporação de novas áreas artificializadas no processo de expansão urbana desordenada são as fontes ou prováveis fontes da degradação do meio ambiente e da não universalização e regularidade na prestação dos serviços de saneamento básico.
Referências
- Bühring, R. Estudo da dinâmica de uso do solo e cobertura vegetal e elaboração de uma proposta de zoneamento para a bacia hidrográfica do Tarumã, Manaus, Amazonas. Manaus/Amazonas, Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais) – Universidade Federal do Amazonas, 2010.
- Censo Demográfico. Relatórios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html>. Acesso em: set. 2019.
- Conceição, S. R. Indicadores de avaliação ambiental em Áreas de Preservação Permanente (APPs) na sub-bacia do rio Saracuruna – RJ. Rio de Janeiro, Dissertação (Doutorado em Conservação do Meio Ambiente) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014.
- Dornelles, L. M. A. Projeto GEO Cidades no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, p. 133-154, 2007.
- Falcão, C. M., & Gómez, P. R. C. Proposta de indicadores para análise da dimensão ambiental da sustentabilidade: Um estudo de caso sobre o destino turístico de Fernando de Noronha. Rio de Janeiro, Artigo científico – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011.
- Feistauner, D., Lovato, E. P., Siminski, A., & Castilho, C. C. A. Uso De Indicadores Baseados na Legislação Ambiental Brasileira para Análise de Propriedades Rurais Familiares da Amazônia, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-50982017000100249&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: set. 2019.
- Ferraz, I.C., Rocha, T.C.F., Giacomini, I.B., Beato, C.E., Franchi, N., & Aurélio, A.L. Indicadores Ambientais para Gestão de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. (n.d.). Disponível em: <https://iwra.org/member/congress/resource/PAP00-6069.pdf>. Acesso em: set. 2019.
- Jesus, E. L. De, & Aguiar, L. P. P. Expansão urbana em Manaus e conflitos ambientais: o caso Tarumã na zona oeste da cidade. In: Anais do Encontro Nacional de Economia e Ecológica, Brasília, DF, Brasil, IX, outubro, 2011.
- Oliveira, M. J., Bringel, B. R. S., & Silva, R. S. M. Efeito do Crescimento Urbano Sobre as Águas do Tarumã - Açu, Manaus/Am. Manaus/Amazonas, Artigo científico (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2009.
- Pereira, A. C. Proposição de uma Matriz de Indicadores de Sustentabilidade para Avaliação do Saneamento Básico em Comunidades Rurais. Viçosa/MG, Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Viçosa, 2017.
- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. GEO América Latina y el Caribe: Perspectivas del medio ambiente 2003. Oficina Regional para América Latina y el Caribe. México, D.F.: UNEP/Earthprint, 2003.
- SEMMAS – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Delimitação das Bacias Hidrográficas da Área Urbana de Manaus, 2007. Disponível em: <http://semmas.manaus.am.gov.br/>. Acesso em: set. 2019.
- Silva, F. A. K., Carneiro, A., & Costa, L. A. J. Diagnóstico ambiental nas microbacias do Tarumã-açu e Puraquequara em Manaus: Uma análise da dinâmica de ocupação da área. Manaus/Am, Artigo Científico (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, 2007.
Informações do artigo
Histórico
- Recebido: 16/07/2020
- Publicado: 11/09/2020