Conservação do meio ambiente: reflexão sobre o ecoturismo no município de Bonito – PE (Brasil)

Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita, Carlos Eduardo Santos de Lima, Gustavo Alexandre Mesquita de Melo, Vanice Santiago Selva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão em relação às práticas do turismo, voltada para o ecoturismo, sendo considerado como importante para a valorização da geodiversidade existente no município de Bonito, localizado no Estado de Pernambuco, Brasil. Sendo realizadas as seguintes etapas para a pesquisa: Levantamento bibliográfico, delimitação da área de estudo, definição dos atores e visita técnicas a área de estudo. Portanto, devido as belezas naturais de Bonito e pela execução de esportes radicais nas cachoeiras, as práticas turísticas precisam ser desenvolvidas através do ecoturismo, conciliando o desenvolvimento sustentável com o econômico, entrelaçando com a Educação Ambiental (EA) como ponto de partida, por intermédio de alternativa de conservação ambiental, desenvolvida para integrar a sensibilização através das ações antrópicas para a sustentabilidade.

Palavras-chave


Conservação, Ecoturismo, Meio Ambiente.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


BARROS, M. I.; AMANDO, D. M. Mínimo impacto em áreas naturais: uma mudança de atitude. In: SERRANO, Célia. A educação pelas pedras: ecoturismo e educação ambiental. São Paulo: Chronos, 2000.

BRUNDTLAND, G. H. (Org.) nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1987.

COSTA, P. C. P.; ROSSI, P. R.; SCHUMAHER, S. M. Reflexões Finais: a real contribuição do Ecoturismo para a Natureza. In: NEIMAN, Zysmar (org.) Meio Ambiente, Educação e Ecoturismo. Barueri, SP: Manoele, 2002. p.177-181.

EMBRATUR. Diretrizes para uma política nacional de ecoturismo. Brasília: EMBRATUR / IBAMA, 1994.

EMBRATUR/IBAMA. Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, 1994.Disponívelem: Acesso em: 10 set. 2016.

Instituto Brasileiro de Turismo. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Estatísticas de turismo: mercado interno de turismo – 1998. Disponível no site do Ministério do Turismo. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br> Acesso em: 20set. 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Cidades. Disponível em: Acesso em: 10. Set.2016.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia MathildeEndlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2001.

LICKORISH, L. J.; JENKINS, C. L. Introdução ao turismo. Tradução de Fabíola de Carvalho S. Vasconcellos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Desarrollo Turístico Sostenible: Guia para Planificadores Locales. Madrid: OMT, 1997.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO-PE. Dados do Município. Disponível em: Acesso em: 20.fev.2017.

SANCHO, A. Introducción al Turismo. Organização Mundial do Turismo, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita, Carlos Eduardo Santos de Lima, Gustavo Alexandre Mesquita de Melo, Vanice Santiago Selva

ISSN: 2595-4431

 Revista sob Licença Creative Commons

Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn