Pantanal ameaçado: as contradições em torno das narrativas para produção de energia hídrica

Silvia Santana Zanatta, Josemar Campos Maciel

Resumo


A construção de represas, principalmente as de pequeno porte, denominadas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) vem se estabilizando nas últimas décadas como uma estratégia brasileira para a expansão da matriz energética do país. A borda da Bacia do Alto rio Paraguai (BAP), onde está inserida a maior planície inundável do planeta, o Pantanal, é tida como um dos territórios detentores de potencial hídrico representativo, tornando-se, portanto, um local prioritário para a instalação de represas. Hoje já existem 52 empreendimentos em operação e a previsão é de que mais 101 outras represas sejam instaladas nos próximos anos. Este trabalho, construído a partir de bases de dados oficiais e referenciamento geocartográficos se volta: 1) para a desconstrução da falácia da narrativa construída que justifica a exploração do território; 2) para provar que a energia produzida por estes empreendimentos em operação é absolutamente insignificante para a manutenção da matriz de produção energética brasileira.

 

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3612319


Palavras-chave


Energia, Represas, Pantanal, Território impactado.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


ANA - Agência Nacional de Águas, 2001. Bacias brasileiras do Rio da Prata: avaliações e propostas. Agência Nacional de Águas, Brasília.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, 2019. BIG - Banco de Informações de Geração. Portal eletrônico da Agência Nacional de Energia Elétrica. URL http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.cfm (accessed 3.11.19).

Brasil, Ministério de Minas e Energia, 2007. Plano Nacional de Energia 2030. Ministério de Minas e Energia; Empresa de Pesquisa Energética, Brasília.

DESCOLA, Philippe. (2016), “Outras naturezas, outras culturas”. Editora 34.

Ministério de Minas e Energia, 2007. Plano Nacional de Energia – PNE 2030. Ministério de Minas e Energia. URL http://www.epe.gov.br/PNE/Forms/Empreendimento.aspx (accessed 4.9.19).

Portal Eletrobrás, 2019. Barragens. Portal Eletrobrás. URL https://eletrobras.com/pt/Paginas/Barragens.aspx (accessed 3.11.19).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Silvia Santana Zanatta, JOSEMAR CAMPOS MACIEL

ISSN: 2595-4431

 Revista sob Licença Creative Commons

Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn