Estudo da otimização das condições de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos em instituições filantrópicas de João Pessoa - PB

Bianca Beatriz Torres de Assis, Gabrielle Ingrid Bizerra Florentino, Valter Oliveira de Souto

Resumo


Otimizar as condições de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos de forma que proporcione aos consumidores uma alimentação segura é de extrema importância, já que a qualidade de um alimento está diretamente ligada as condições em que se encontram armazenados, bem como, a forma que o mesmo é manipulado e ou produzido. O estudo objetivou-se otimizar as condições de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos em duas instituições filantrópicas da cidade de João Pessoa. A execução do estudo ocorreu com a realização de visitas técnicas às instituições, com o intuito de levantar as condições atuais de armazenamento, higiene e manipulação dos alimentos, seguido da otimização necessária através de correções e ajustes nas não conformidades, sendo implantados os Procedimentos Operacionais Padrozinados (POP´s) e a utilização de planilhas de controle de estoque, como também realizou-se uma capacitação com exposições dialogadas para os profissionais envolvidos no processo e ao fim do estudo foi implantado um questionário de satisfação. Os resultados do estudo foram satisfatórios, com 98% de aprovação para as melhorias adotadas nos requisitos estudados. Finalmente, o estudo atendeu as expectativas nas melhorias das condições de trabalho dos funcionários, como também para a melhor manipulação, higiene e armazenamento dos alimentos, buscando-se assim o entrosamento do conteúdo técnico com a real situação vivenciada nos institutos.

 


Palavras-chave


Agroecologia e Agricultura familiar

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


BRASIL. Portaria 1997, Pub SVS/MS No. 326, de 30 de julho 1997. Regulamento Técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. Diário Oficial da União, 1997.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância em Saúde. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 set. 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância em Saúde. Resolução RDC nº 283, de 26 de setembro de 2005. Dispõe sobre o regulamento técnico para funcionamento das instituições de longa permanência para idosos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 set. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.

BUSNELLO, F. M. Aspectos nutricionais no processo do envelhecimento. São Paulo, Atheneu, p. 292, 2007.

CERQUEIRA, A. T. A. R.; OLIVEIRA, N. I. L. Programa de apoio a cuidadores: uma ação terapêutica e preventiva na atenção à saúde dos idosos. Revista Psicologia, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 133-150, 2002.

FERREIRA, C. E. M. BEZERRA, L. G. NETO, G. V. Guia para implantação de boas práticas de fabricação (BPF) e do Sistema APPCC. Rio de Janeiro, 2001.

MELLO, J. F.; SCHNEIDER, S.; LIMA, M. S.; FRAZZON, J.; COSTA, M. Avaliação das condições de higiene e da adequação às boas práticas em unidades de alimentação e nutrição no município de Porto Alegre-RS. Brazilian Journal of Food and Nutrition, v. 24, n. 2, p. 175-182, 2013.

ROSA, P. T. Implantação e aplicação do Manual de Boas Práticas de Manipulação em Cozinha Pedagógica em instituição de ensino na cidade de Campo Mourão - PR. 2015. 176 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.

SILVA, R. A. Ciência Do Alimento: Contaminação, Manipulação e Conservação Dos Alimentos. 2012. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso em Especialista do Ensino da Ciência – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

STANGARLIN, L.; SERAFIM, A. L.; FREITAS, S. A. L.; HECKTHEUER, L. H. Instrumentos e apoio para implantação das Boas Práticas em Serviços de Nutrição e Dietética Hospitalar. Editora Rubio. Rio de Janeiro, 2013.

TOMICH, R. G. P.; TOMICH, T. R.; AMARAL, C. A. A.; JUNQUEIRA, R. G.; PEREIRA, A. J. G. Metodologia para avaliação das boas práticas de fabricação em indústrias de pão de queijo. Ciência Tecnologia Alimentar, Campinas, v. 25, n.1. p. 115- 120, jan./mar., 2005.

VIEIRA, C. P. B.; FIALHO, A. V. M. Perfil de cuidadores familiares de idosos com acidente vascular cerebral isquêmico. Revista Rene, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 161-169, 2010.

WEINGOLD, S. E. GUZEWICH, J. J. FUDALA, J. K. Use of Foodborne disease data for HACCP risk assessment. Journal of Food Protection, v. 57, n. 9, p. 820-830, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Bianca Beatriz Torres de Assis, Gabrielle Ingrid Bizerra Florentino, Valter Oliveira de Souto

ISSN: 2595-4431

 Revista sob Licença Creative Commons

Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn