Dos gases de emissão de um motor de combustão interna ciclo diesel: uma análise a partir da utilização de biodiesel residual de Brassica napus – B13, B20, B30 e B40 – comparado ao diesel S10

Danielle Domingos da Silva Marques, Marcelo de Souza Marques, André Luiz Lopes Toledo

Resumo


DOI

Diante das intensas chamadas globais em torno das excessivas e mais frequentes mudanças climáticas, se faz de fundamental importância a adoção de práticas e ações que possam atuar na minimização desses efeitos e impactos, além de contribuir para um futuro mais equilibrado ambientalmente. O presente artigo aborda os efeitos quantitativos que proporções de biodiesel produzido a partir de óleo residual de Brassica napus causam nos gases de emissão oriundos de um motor de combustão interna (MCI) ciclo diesel comparados com o combustível comercial diesel S10 – como modelo base de combustível. Foi utilizado o motogerador MDGT 6500 da Motomil conectado a um dinamômetro elétrico. As análises dos gases (O2, CO, CO2 e HC) foram realizadas através do Analisador de gases da Tecnomotor TM 131. Foram desenvolvidas misturas de biodiesel nas seguintes proporções: 13% (B13), 20% (B20), 30% (B30) e 40% (B40). Observou-se que à medida que a proporção da mistura no biodiesel se elevava, o teor de oxigênio se elevava. As emissões dos demais gases – monóxido de carbono, dióxido de carbono e hidrocarbonetos – diminuíram consideravelmente com o crescimento das proporções de biodiesel quando comparados com o registro das emissões emitidos pelo combustível diesel S10. Indicando e podendo afirmar que o biodiesel residual de Brassica napus pode atuar em MCI ciclo diesel e contribuir para a diminuição de gases que favorecem a intensificação do efeito estufa, por consequência, do aquecimento global.


Palavras-chave


Gases de emissão; Biodiesel; Óleo de Fritura; Meio Ambiente; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Albuquerque, E. L. (2020). Qualidade do ar urbano: controle, monitoramento e impactos de poluição. Disponível em: . Acessado em: 04 de setembro de 2022.

Araújo, L. M. (2019). Análise do desempenho e emissões de um motor de ignição por compressão utilizando várias proporções de biodiesel. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica. Centro de Tecnologia. Universidade Federal da Paraíba. Paraíba – PB.

Christoff, P. (2006). Produção de Biodiesel a partir do óleo residual de fritura comercial – Estudo de caso: Guaratuba, litoral paranaense. Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC. Disponível em: . Acessado em: 20 de janeiro de 2022.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Li, D-G.; Zhen, H.; Xing, Cai, L.; Wu-Gao, Z.; Jian-Guang, Y. (2014). Physic-chemical Properties of etanol-diesel blend fuel and its effect to performance and emissions of diesel engines. Renewable Energy, Issue 53, 27634-28175.

Instituto de Energia e Meio Ambiente. (2020). As emissões brasileiras de gases de efeito estufa nos setores de Energia e de Processos Industriais em 2019. Disponível em: . Acessado em: 10 de agosto de 2022.

Koslowski, L. A. D.; Schroeder, T.; Jantsch, L. R.; Medeiros, S. H. W.; Vaz, C. (2014). Estudo dos gases da combustão provenientes do diesel S10 e S50. 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul - RS.

Paulo, A. A. (2019). Análise das emissões de gases e consumo específico de um grupo motor-gerador abastecido com misturas diesel, biodiesel e etanol. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais. Porto Alegre, RS.

Petrobras. (2021). Óleo Diesel - Informações Técnicas. Disponível em: . Acessado em: 10 de agosto de 2022.

Silva, F. J. (2014). Motor de combustão interna dual operando com diesel, biodiesel e gás natural: análises de desempenho e emissões. Centro de Ciências e Tecnologia. Doutorado em Engenharia de Processos. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, Paraíba – PB.

Silva, C. E. M.; Crispim, F. P.; Santos, P. C. B. V. (2021). Revisão institucional e dos gastos públicos no enfrentamento às mudanças climáticas no estado de Pernambuco (Brasil). Revista Brasileira de Meio Ambiente, Vol. 9, nº 2.

Subbaiah, G. V.; Gopal, K. R.; Hussain, S. A.; Prasad, B. D.; Redd, K. T. (2010). Ricebranoil biodiesel as a aditive in diesel-ethanol blends or diesel engines. International Journal of Research and Review Apllied Science, IJRRAS Vol. 3 (3).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Danielle Domingos da Silva Marques

Revista Brasileira de Meio Ambiente (Rev. Bras. Meio Ambiente) | ISSN: 2595-4431

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn