Periódico de Acesso Aberto
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Meio Ambiente e Ciências Sociais | v. 5 (2019)
Emília Marilda Cassini Thomas Werner Jeffré
Informações do autor
Habilitação em Magistério de 1º Grau (1994) - Escola Estadual Regina Pacis, Licenciada em Educação Básica - Anos Inicias do Ensino Fundamental - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2005), Especialização em Gestão Educacional - Instituto Superior de Educação & Cultura Ulysses Boyd - ISECUB (2011), Licenciada em Complementação em Pedagogia - UNISABER (2012), Mestre em Gestão Integrada do Território - GIT - Universidade do Vale do Rio Doce (2018). Atualmente é Diretora Pedagógica - Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Iniciei minha vida profissional no magistério a partir de 1997 no ensino público, percorri várias instituições de ensino.
*1997 a 2006 - Prefeitura Municipal de Raul Soares/MG - Professora dos Anos Iniciais Ensino Fundamental e Substituições no EFII;
*2006 a 2008 – Prefeitura Municipal de Caratinga/MG - Professora dos Anos Iniciais Ensino Fundamental
*2007 a 2012 – Prefeitura de Inhapim/MG - Professora dos Anos Iniciais Ensino Fundamental
*2010 a 2015 – SEE/MG - Professora dos Anos Iniciais Ensino Fundamental
*2013 a 2018 – DEEAS/PMMG - Especialista educacional e a partir de 2015 Diretora Pedagógica do CTPM/GV.
Informações do autor
Publicado em abril 30, 2019
Este artigo trata da Educação Ambiental (EA) e toma como ponto de partida a historicidade para análise da inserção do tema transversal “Educação Ambiental” no currículo escolar. A revisão bibliográfica observou alguns documentos de órgãos públicos, e as interferências locais e globais no território concernente ao tema. Através de uma abordagem integradora da Geografia Humana como suporte teórico-metodológico, o que nos permitiu uma reflexão teórica buscando apontar a pretensa realidade onde se insere as questões pertinentes à educação ambiental sua implantação no ensino formal. O resultado aponta para a necessidade de melhorar os programas para implantação e implementação da Educação Ambiental nos contextos educacionais, visando atender a complexidade e o dinamismo dos aspectos correlatos ao meio ambiente, por meio de uma educação integrada e numa abordagem integradora.