A questão socioambiental e os mangues urbanos: uma reflexão sobre a rua da Aurora (Pernambuco – Brasil)

André Felipe Oliveira da Silva, Tiago Fernando de Holanda, Carlos Eduardo Santos de Lima, Jadson Freire da Silva, Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita

Resumo


O manguezal é componente do domínio mata atlântica. E tem relevante papel na dinâmica das áreas estuarinas, sobretudo, na proteção costeira. Graças à rica fauna encontrada nesse ambiente, é comumente chamado de “berçário natural”. Ou seja, funciona como abrigo e criadouro de inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos. É um sistema ecológico que apresenta espécies vegetais típicas, ou seja, possui uma vegetação muito característica se comparado com outros ecossistemas. Contudo, mesmo diante de sua importância ambiental, social, econômica e histórica, cotidianamente, ações de desrespeito são facilmente percebidas. Sendo assim, vale destacar que, em suma, os manguezais estão sendo o destino de grande parcela dos lixos urbanos, bem como dos esgotos domésticos e industriais. Considerando o que foi dito surgiu a motivação para o presente trabalho, que teve como lócus de estudo a área de mangue compreendida entre duas pontes da Rua da Aurora, a Ponte Princesa Isabel e a Ponte do Limoeiro, no bairro Santo Amaro, em Recife-PE, e visou identificar as principais causas geradoras de impactos negativos, bem como elucidar a população sobre a necessidade de preservação dessa área.


Texto completo:

PDF (Português)

Referências


AMORIM, A.P. et al. Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade de Rio Grande - RS. Disponível em: . Acesso em 03 de fevereiro de 2018.

BERNARDES, J. A; FERREIRA, F. P. M. Sociedade e natureza. In: CUNHA, S. B.

BRASIL. LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012. Disponível em: Acesso em: 20 março 2018.

CASTRO, J. A descoberta da fome. Prefácio ao livro Homens e Caranguejos, Lisboa, 1966.

CAMPANILI, M.; PROCHNOW, M. (Orgs). Mata Atlântica – uma rede pela floresta. RMA, Brasília, 2006.

CAMPOS, H. Importância do Manguezal Itacorabi (2008). Disponível em: . Acesso em 03 de dezembro de 2017.

GUERRA, A. J. T.. A questão ambiental: diferentes abordagens. Belo Horizonte, MG. Editora Itatiaia. Bertrand Brasil. 2003.

GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B.C. (Org.). Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2009. 416p.

PEREIRA FILHO, O; ALVES, J.R.P. Conhecendo o manguezal. Apostila técnica, Grupo Mundo da Lama. Rio de Janeiro. 4a ed. 10p. 1999.

VESTENA, L.R.; SCHIMIDT, L.P. Algumas reflexões sobre a urbanização e os problemas socioambientais no centro-sul paranaense. ActaScientiarum.Human and Social Sciences.Maringá, v. 31, n. 1. 2009, p. 67-73.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 André Felipe Oliveira da Silva, Tiago Fernando de Holanda, Carlos Eduardo Santos de Lima, Jadson Freire da Silva, Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita

ISSN: 2595-4431

 Revista sob Licença Creative Commons

Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn