Periódico de Acesso Aberto
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Planejamento e Meio Ambiente | v. 4 (2018)
Jonathas Barbosa de Araújo Freitas Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral Anderson Luiz Ribeiro de Paiva Suelen Nascimento dos Santos Natália Batista do Nascimento Silva
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Professor Adjunto, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Grupo de Recursos Hídricos, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
Informações do autor
Gaduanda em Ciências Biológicas, Bolsista PIBIC , Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
Informações do autor
Publicado em outubro 02, 2018
A Filtragem em Margem (FM) é uma técnica que consiste na instalação de poços próximos a um manancial superficial e a indução da passagem da água do rio até o poço de produção por meio da diferença de carga hidráulica entre o rio e o lençol freático através da ação de bombeamento. Durante a passagem da água pelo meio poroso, ocorrem processos físicos, químicos e biológicos que melhoram bastante a qualidade da água. Uso e experimentos de FM são cada vez maiores, pois essa técnica é utilizada em muitos países para a melhoria da qualidade de água, por ser eficiente e de custo reduzido. Essa revisão de literatura tem o enfoque de salientar a importância da Filtração em Margem em diversos países ao redor do mundo, no Brasil e em Pernambuco e, consequentemente, mostrar como a FM tem tido respostas positivas mundialmente para o tratamento de água para abastecimento público.