Revista Brasileira de Meio Ambiente

Periódico de Acesso Aberto

CiteScore

0.4

Indexada na
SCOPUS

QUALIS

B3

2017-2021
quadriênio

Idioma

Revista Brasileira de Meio Ambiente

e-ISSN: 2595-4431


julho 20, 2023

Declaração de interesses concorrentes do autor

O conflito de interesses pode ser definido como “uma divergência entre os interesses privados de um indivíduo (interesses conflitantes) e suas responsabilidades para com as atividades científicas e de publicação, de modo que um observador razoável pode se perguntar se o comportamento ou julgamento do indivíduo foi motivado por considerações de seus interesses conflitantes”.

Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam ser vistas como influenciando de forma inadequada (viés) seu trabalho. A Carta Suplementar é o local que deverá ser apresentado esse possível conflito de interesse. Vale ressaltar também que no ato da submissão existe uma caixa questionamento sobre a existência de um possível Conflito de Interesse entre autores.

Todas as fontes de apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou elaboração do artigo devem ser divulgadas, assim como o papel do(s) patrocinador(es), se houver, no delineamento do estudo; na recolha, análise e interpretação dos dados; na redação do relatório; e na decisão de submeter o artigo para publicação. Se a(s) fonte(s) de financiamento não teve(m) tal envolvimento, isso deve ser declarado.

Exemplos de potenciais conflitos de interesse que devem ser divulgados incluem empregos, consultorias, propriedade de ações, honorários, depoimentos de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e concessões ou outros financiamentos. Os potenciais conflitos de interesse devem ser divulgados o mais cedo possível para que haja uma decisão editorial que não postergue a qualidade dos dados e do arquivo propriamente dito.

 

Clique aqui para voltar as Diretrizes Éticas da Revista Brasileira de Meio Ambiente


Anúncios