O uso de IA na produção de imagens

2023-07-20

Não permitimos o uso de IA generativa ou ferramentas assistidas por IA para criar ou alterar imagens em manuscritos enviados. Isso pode incluir aprimorar, obscurecer, mover, remover ou introduzir um recurso específico em uma imagem ou figura.

Ajustes de brilho, contraste ou equilíbrio de cores são aceitáveis se e desde que não ofusquem ou eliminem qualquer informação presente no original. Ferramentas forenses de imagem ou software especializado podem ser aplicados aos manuscritos enviados para identificar suspeitas de irregularidades na imagem.

A única exceção é se o uso de IA ou ferramentas assistidas por IA fizer parte do projeto de pesquisa ou métodos de pesquisa (como em abordagens de imagem assistida por IA para gerar ou interpretar os dados de pesquisa subjacentes, por exemplo, no campo da imagem biomédica). Se isso for feito, tal uso deve ser descrito de forma reproduzível na seção de métodos.

Isso deve incluir uma explicação de como a IA ou ferramentas assistidas por IA foram usadas no processo de criação ou alteração da imagem e o nome do modelo ou ferramenta, versão e números de extensão e fabricante. Os autores devem aderir às políticas de uso específicas do software AI e garantir a atribuição correta do conteúdo. Quando aplicável, os autores podem ser solicitados a fornecer versões pré-ajustadas de imagens e/ou as imagens brutas compostas usadas para criar as versões finais enviadas, para avaliação editorial.

Não é permitido o uso de IA generativa ou ferramentas assistidas por IA na produção de arte, como capas de revistas ou resumos gráficos.

 

Clique aqui para voltar as Diretrizes Éticas da Revista Brasileira de Meio Ambiente