Conservação do meio ambiente: reflexão sobre o ecoturismo no município de Bonito – PE (Brasil)

Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita, Carlos Eduardo Santos de Lima, Gustavo Alexandre Mesquita de Melo, Vanice Santiago Selva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão em relação às práticas do turismo, voltada para o ecoturismo, sendo considerado como importante para a valorização da geodiversidade existente no município de Bonito, localizado no Estado de Pernambuco, Brasil. Sendo realizadas as seguintes etapas para a pesquisa: Levantamento bibliográfico, delimitação da área de estudo, definição dos atores e visita técnicas a área de estudo. Portanto, devido as belezas naturais de Bonito e pela execução de esportes radicais nas cachoeiras, as práticas turísticas precisam ser desenvolvidas através do ecoturismo, conciliando o desenvolvimento sustentável com o econômico, entrelaçando com a Educação Ambiental (EA) como ponto de partida, por intermédio de alternativa de conservação ambiental, desenvolvida para integrar a sensibilização através das ações antrópicas para a sustentabilidade.

Palavras-chave


Conservação, Ecoturismo, Meio Ambiente.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


BARROS, M. I.; AMANDO, D. M. Mínimo impacto em áreas naturais: uma mudança de atitude. In: SERRANO, Célia. A educação pelas pedras: ecoturismo e educação ambiental. São Paulo: Chronos, 2000.

BRUNDTLAND, G. H. (Org.) nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1987.

COSTA, P. C. P.; ROSSI, P. R.; SCHUMAHER, S. M. Reflexões Finais: a real contribuição do Ecoturismo para a Natureza. In: NEIMAN, Zysmar (org.) Meio Ambiente, Educação e Ecoturismo. Barueri, SP: Manoele, 2002. p.177-181.

EMBRATUR. Diretrizes para uma política nacional de ecoturismo. Brasília: EMBRATUR / IBAMA, 1994.

EMBRATUR/IBAMA. Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, 1994.Disponívelem: Acesso em: 10 set. 2016.

Instituto Brasileiro de Turismo. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Estatísticas de turismo: mercado interno de turismo – 1998. Disponível no site do Ministério do Turismo. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br> Acesso em: 20set. 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Cidades. Disponível em: Acesso em: 10. Set.2016.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia MathildeEndlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2001.

LICKORISH, L. J.; JENKINS, C. L. Introdução ao turismo. Tradução de Fabíola de Carvalho S. Vasconcellos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Desarrollo Turístico Sostenible: Guia para Planificadores Locales. Madrid: OMT, 1997.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO-PE. Dados do Município. Disponível em: Acesso em: 20.fev.2017.

SANCHO, A. Introducción al Turismo. Organização Mundial do Turismo, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita, Carlos Eduardo Santos de Lima, Gustavo Alexandre Mesquita de Melo, Vanice Santiago Selva

Revista Brasileira de Meio Ambiente (Rev. Bras. Meio Ambiente) | ISSN: 2595-4431

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn